Dicas de livros sobre arte para as crianças

leitura

Desde pequenos, as crianças se interessam por artes. Seja brincando com massinha de modelas, lápis de cor, canetinha, guache, a arte está sempre presente nas suas vidas. Aproveite essa fase para ensinar sobre os grandes artistas. Para deixar a atividade mais divertida separamos 5 dicas de livros que contam histórias sobre grandes artistas para as crianças.

colgem

Frida 

Um convite para despertar o artista em potencial que há em cada criança, o livro de Jonah Winter conta episódios de infância e juventude da mais famosa pintora mexicana. Frida Kahlo foi uma criança extremamente curiosa, que usava fotografias e microscópios para melhor observar o mundo ao seu redor. Esse exercício, incentivado pelo pai, um fotógrafo alemão, revelou-se fundamental para o desenvolvimento da técnica de seus quadros, que a ajudaram a superar os trágicos acontecimentos de sua vida. As ilustrações do livro facilitam o contato com esta história emocionante e inspiradora.

Crianças Famosas – Portinari

Esse livro apresenta a história de Candido Portinari com imagens das obras realizadas ao longo de sua vida. Ainda criança, Candinho já demonstrava sua vocação rabiscando o chão de terra. Gênio da Arte Moderna, tornou-se um dos maiores pintores do século 20.  Outros artistas também já tiveram suas infâncias retratadas pela Coleção Crianças Famosas, como Bach, Michelangelo, Aleijadinho, Chiquinha Gonzaga, Cartola, Jorge Amado, Castor Alves e Pablo Picasso.

Tarsilinha e as Formas

Conhecer as formas geométricas por meio de obras de arte famosas é muito interessante. Em Tarsilinha e as Formas, a percepção dos elementos que
compõem as pinturas da modernista Tarsila do Amaral é uma nova forma de estimular e aguçar o olhar das crianças. Para completar a leitura, você pode ler também para seu filho o livro Tarsilinha e as Cores, outro livro de Patrícia Secco e Tarsilinha do Amaral (sobrinha neta da pintora), ensina as cores através das obra de Tarsila do Amaral.

O Menino que mordeu Picasso

Pablo Picasso levou uma mordida do garoto Tony, numa das visitas que fez à fazenda de seus pais, em Sussex, Inglaterra. Picasso revidou e mordeu o garoto de volta. Esta e outras histórias são contadas por Antony Penrose, nas memórias de uma amizade que ele teve quando criança com o grande artista. O menino viu Picasso esculpir com restos de objetos e pintar retratos de sua mãe, ouviu ele falar de seus filhos e dos quadros que pintou deles, e ganhou presentes do próprio, como uma pequena escultura em madeira e um desenho. As narrativas são ilustradas pelos registros da mãe do garoto em momentos íntimos da convivência de sua família com o artista.

Érica e a Mona Lisa

Cinco pinturas famosas da Renascença italiana ganham vida neste livro de aventuras em um museu de arte.
Qual é o segredo do sorriso da Mona Lisa? Érica, para descobrir esse mistério, entra no quadro de Leonardo da Vinci. Mas Mona Lisa não está feliz, e Érica faz de tudo para tentar alegrá-la. Será que vai conseguir?

 



Posts Relacionados

Comer para crescer

Comer para crescer

  A infância é uma fase muito importante no desenvolvimento do comportamento alimentar e, consequentemente, na formação de hábitos alimentares […]

Veja Mais

A diversão toma conta dos Tigors

Os meninos adoram uma aventura. Para acompanhar as histórias dos garotos, o verão de Tigor vem recheado de conforto e […]

Veja Mais
Pais que ditam estilos

Pais que ditam estilos

Não importa a idade, a convivência com os pais sempre deixa memórias para vida toda. Para as crianças, então, nem […]

Veja Mais