pancocon Office Professional Plus 2013 Key and Download URL will be send via Email within 8 hours. cheap office 2013 key cheap Office Professional Plus 2016 Key cheap Office Professional Plus 2016 Key Windows 10 Home Key Office Professional Key sale

Comer para crescer

alimentos (2)

 

A infância é uma fase muito importante no desenvolvimento do comportamento alimentar e, consequentemente, na formação de hábitos alimentares saudáveis. A alimentação correta tem relação direta com um crescimento e o desenvolvimento adequados. Por isso, é preciso estar sempre de olho no que vai no prato dos pequenos.

Convidamos a nutricionista Caroline Ayres, mestre e doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente, para selecionar os cinco nutrientes essenciais na alimentação infantil. Ela explica que até os seis meses a recomendação é o aleitamento materno exclusivo. Após este período, tem início a introdução de alimentos complementares. Frutas, legumes, leguminosas, cereais ou tubérculos e carnes ou ovos formam a base alimentar e devem ser balanceados conforme o período da infância.

 

Veja o Top 5 da nutri Caroline, lembrando que ideal é sempre buscarmos um plano alimentar individualizado para cada criança.

 

1. Cálcio

Participa na constituição do tecido ósseo e dentes. Alimentos adequados para a infância e que contêm cálcio: leite materno, fórmula infantil, leite de vaca (não oferecer antes de 1 ano), leite vegetal, leite de amêndoa, aveia, queijos brancos com baixo teor de sódio (não oferecer antes de 1 ano), brócolis, couve, agrião.

 

2. Ferro

Fortalece o sistema imunológico e os ossos, é essencial para o desenvolvimento e crescimento normais. Alimentos adequados para a infância e que contêm ferro: leite materno até os 6 meses ou fórmula infantil adequada para a idade, carnes, verduras de folhas verde-escuro, melado, açaí, grãos, ovo.

ovos

 

3. Vitamina C

Ajuda na absorção do ferro. Alimentos adequados para a infância e que contêm vitamina C: acerola, mirtilo, kiwi, laranja, goiaba, limão, caju, mandioca, salsa, manga, morango, couve, mamão e morango.

strawberry

 

4. Vitamina A

Importante para o crescimento, fortalece o sistema imunológico e a visão. Alimentos adequados para a infância e que contêm vitamina A: mamão, abóbora, cenoura, gema de ovo, leite e derivados (não oferecer antes de 1 ano), hortaliças de cor verde-escuro, frutos com polpa amarelo-alaranjada e óleos vegetais comestíveis, batata doce e pimentão vermelho.

 

5. Zinco

Essencial para o crescimento e o desenvolvimento. Alimentos adequados para a infância: carnes, cereais integrais, gema de ovo e agrião.

carne

 

 

Fonte

Nutricionista Mestre Caroline Ayres – CRN2 6806, mestre e doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Email: nutricarolayres@hotmail.com

Imagens: Shutterstock

 

 



Posts Relacionados

Monte uma linda mesa de Páscoa

Monte uma linda mesa de Páscoa

Veja Mais
Decoração inspirada na moda

Decoração inspirada na moda

Foi por insistência das amigas que a gaúcha Clarissa Cabeda começou um blog de moda e tendências em 2009. Superantenada, […]

Veja Mais

Únicórnios em alta

Para soltar a criatividade, temos a receita de um cupcake! Os unicórnios estão em alta e, se você pensa em […]

Veja Mais