pancocon Office Professional Plus 2013 Key and Download URL will be send via Email within 8 hours. cheap office 2013 key

Comer para crescer

alimentos (2)

 

A infância é uma fase muito importante no desenvolvimento do comportamento alimentar e, consequentemente, na formação de hábitos alimentares saudáveis. A alimentação correta tem relação direta com um crescimento e o desenvolvimento adequados. Por isso, é preciso estar sempre de olho no que vai no prato dos pequenos.

Convidamos a nutricionista Caroline Ayres, mestre e doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente, para selecionar os cinco nutrientes essenciais na alimentação infantil. Ela explica que até os seis meses a recomendação é o aleitamento materno exclusivo. Após este período, tem início a introdução de alimentos complementares. Frutas, legumes, leguminosas, cereais ou tubérculos e carnes ou ovos formam a base alimentar e devem ser balanceados conforme o período da infância.

 

Veja o Top 5 da nutri Caroline, lembrando que ideal é sempre buscarmos um plano alimentar individualizado para cada criança.

 

1. Cálcio

Participa na constituição do tecido ósseo e dentes. Alimentos adequados para a infância e que contêm cálcio: leite materno, fórmula infantil, leite de vaca (não oferecer antes de 1 ano), leite vegetal, leite de amêndoa, aveia, queijos brancos com baixo teor de sódio (não oferecer antes de 1 ano), brócolis, couve, agrião.

 

2. Ferro

Fortalece o sistema imunológico e os ossos, é essencial para o desenvolvimento e crescimento normais. Alimentos adequados para a infância e que contêm ferro: leite materno até os 6 meses ou fórmula infantil adequada para a idade, carnes, verduras de folhas verde-escuro, melado, açaí, grãos, ovo.

ovos

 

3. Vitamina C

Ajuda na absorção do ferro. Alimentos adequados para a infância e que contêm vitamina C: acerola, mirtilo, kiwi, laranja, goiaba, limão, caju, mandioca, salsa, manga, morango, couve, mamão e morango.

strawberry

 

4. Vitamina A

Importante para o crescimento, fortalece o sistema imunológico e a visão. Alimentos adequados para a infância e que contêm vitamina A: mamão, abóbora, cenoura, gema de ovo, leite e derivados (não oferecer antes de 1 ano), hortaliças de cor verde-escuro, frutos com polpa amarelo-alaranjada e óleos vegetais comestíveis, batata doce e pimentão vermelho.

 

5. Zinco

Essencial para o crescimento e o desenvolvimento. Alimentos adequados para a infância: carnes, cereais integrais, gema de ovo e agrião.

carne

 

 

Fonte

Nutricionista Mestre Caroline Ayres – CRN2 6806, mestre e doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Email: nutricarolayres@hotmail.com

Imagens: Shutterstock

 

 



Posts Relacionados

Banheiros superdivertidos

Banheiros superdivertidos

Por que deixar a decoração da casa restrita aos quartos e à sala? Com toques criativos, o banheiro dos pequenos pode […]

Veja Mais

Dicas de fantasias para o Halloween

Seja em uma comemoração em casa, na festinha do colégio ou da escola de inglês, 31 de outubro é o […]

Veja Mais
Festa de bailarina

Festa de bailarina

Para quem busca um tema delicado para festas de meninas, o balé pode ser uma grande inspiração. O mundo cor […]

Veja Mais