Embarque nos contos de fadas!

21shutterstock_17813740

Tem Liliquete e Tigor se preparando para dormir aí na sua casa? Então que tal transformar essa hora em um ritual mágico e inesquecível para as crianças? Para isso é preciso reunir tempo e uns bons títulos de contos de fadas (veja abaixo). De pijaminhas, dentinhos escovados, deitadinhos na cama, eles vão ingressar em um universo cheio de aventuras, reis, cavaleiros e princesas, e vivenciar na imaginação algumas lições da vida real, como conflitos, frustrações e vitórias. De quebra, esses ouvintes atentos vão descobrir o amor pela leitura e guardar esses momentos de magia para a vida inteira.

4 RAZÕES PARA LER CONTOS DE FADAS PARA AS CRIANÇAS!

1 – Formar bons leitores: escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. Os contos de fadas conseguem deixar fluir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da leitura dos contos.

shutterstock_220065937

2 – Estimular a criatividade: o texto ficcional amplia e mobiliza os limites do imaginário pessoal e coletivo. Enquanto alguém lê ou conta histórias, nós nos reportamos ao ambiente em que acontece o fato narrado e participamos do enredo, criando cenas na nossa mente.

3 – Guiar as crianças na compreensão do mundo: a fantasia facilita o entendimento das crianças com relação ao mundo, já que os pequenos ainda são incapazes de compreender respostas realistas. É uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história.

4 – Ficar pertinho de quem a gente mais ama!shutterstock_267359090

 

BIBLIOTECA BÁSICA

Alguns títulos que não podem faltar na sua estante:

contos 2

Branca de Neve (Editora Yoyo Books), em uma versão com texturas que estimula as crianças a tocarem com os dedinhos as ilustrações enquanto ouvem a história, e Cinderela (Editora Melhoramentos), em uma série exclusiva de clássicos para ler e colecionar.  Editora: Melhoramentos.

contos 1

No Livro O Pequeno Polegar (Editora Scipione), o pequeno menino, caçula de uma família de sete filhos, enfrenta um perigoso Ogro para salvar a vida de sua família. Outra edição caprichada é a de Chapeuzinho Vermelho e O Príncipe-Rã ou Henrique de Ferro (Ática Editora), que reúne em um só título dois contos dos irmãos Grimm. O Patinho Feio (Editora Melhoramentos) vem em uma versão clássica da fábula de Hans Christian Andersen.

 

 

 



Posts Relacionados

Para comer com os olhos

Para comer com os olhos

Satisfazer os filhos na hora da refeição não é tarefa muito fácil, concordam? Além de termos que oferecer comidas saudáveis, nutritivas e […]

Veja Mais
A magia da Cinderela do cinema para o seu look

A magia da Cinderela do cinema para o seu look

Liliquetes e mamães, anotem na agenda! Estreia nos cinemas no dia 02 de abril o filme que homenageia uma das […]

Veja Mais

Fim de férias cheio de filmes e pipoca

As férias estão acabando. Para aproveitar os momentos com seus filhos em casa, separamos uma seleção de filmes do Netflix […]

Veja Mais