Como escolher o cachorro ideal para as crianças

cachorro

Crianças e cães se relacionam muito bem pois têm um modo parecido de se comunicar – mais gestual do que falado. A convivência com um cão desenvolve nas crianças a sensibilidade e o sentimento de zelo, solidariedade, afeto e respeito. O cão é capaz de produzir melhoras significativas na saúde física, psicológica, social e emocional de crianças que apresentam problemas de saúde ou sociabilidade. Muitos pais pensam em adotar um cão filhote, porque parece ser mais fácil de cuidar e, também, para ter certeza de que ele não possui histórico de agressividade com crianças, porém, essa nem sempre é a melhor opção. Quando se adota um cão adulto, existem algumas vantagens. Ele não morde para brincar como o filhote, é muito mais calmo e as brincadeiras também são menos intensas.

Mas como escolher o mascote da família? Para ajudar a tomar a melhor decisão, o adestrador Wilson Domingues deu dicas e conselhos para quem quer escolher um cão.

#TEMPERAMENTO – O cachorro escolhido deve ser o mais compatível com o estilo e com a rotina da casa. Pais que moram em apartamento ou em casa, mas sem tempo para fazer atividades física com o cão, devem evitar as raças de alta energia.

#APRESENTAÇÃO – Ao apresentar um cão a uma criança, você deve pedir que ela não tente pegá-lo no colo ou abraçá-lo no primeiro momento, pois qualquer animal pode se assustar e acabar reagindo de forma ruim. É muito importante você deixar bem claro para a criança que o cão não é um brinquedo e que ela não poderá agir com brutalidade, explique que o animal pode se machucar se ela apertá-lo com força ou derrubá-lo no chão.

cachorro

#INTERAÇÃO – A interação da criança com o cão deve ser sempre monitorada:

Até os seis anos é melhor que eles sejam sempre supervisionados pelos pais. Nessa idade já podem participar dos cuidados na hora de alimentar, trocar a água ou escovar o cão.

Dos sete aos dez anos, você pode pedir para a criança realizar tarefas simples como: separar a porção certa da alimentação do cão e lavar as vasilhas de água e comida.

A partir dos onze anos de idade, é o momento que você pode e deve ensinar a criança a conduzir o cão na guia de forma correta, para que ela possa levar o pet para passeios diários. Observe sempre o porte do cão e se ele se comporta nas caminhadas, caso contrário, acompanhe a criança sempre para evitar acidentes.

#REGRAS BÁSICAS DE CONVÍVIO COM O CÃO – Não chegar perto enquanto ele estiver comendo, não incomodar o cachorro enquanto estiver dormindo ou descansando, não roubar os brinquedos ou os ossos do cão.

# OS FAVORITOS DAS CRIANÇAS

De tamanhos variados, o vira-lata é um grande amigo, está sempre disposto e adora brincar. Para quem tem pouco espaço em casa, o shih tzu é de porte pequeno e temperamento calmo com as crianças. Para as famílias que desejam um cão de porte grande, o golden retriever é o sociável, trabalhador e inteligente. raças

 



Posts Relacionados

Verão alegre e cheio de aventuras

Piscinas, toboáguas e muita diversão, tudo isso você pode encontrar levando as crianças em parques aquáticos. O Brasil é recheado […]

Veja Mais
Instamission – Conheça os vencedores

Instamission – Conheça os vencedores

No mês de abril rolou uma missão muito especial. O Instamission, em parceria com Lilica & Tigor, lançou um desafio aos seus […]

Veja Mais
O que é? O que é? Dicionário do teatro   

O que é? O que é? Dicionário do teatro  

Perguntamos para as Liliquetes e Tigors da nossa campanha Outono 2015  o que significam alguns termos do teatro. Coxia? Holofote? […]

Veja Mais